E aê geral, Belezera??
Como diria o ditado: "Promessa é duvida" (hehe a gente nunca sabe se vai cumprir ou não né), mas estou aqui pra cumprir a minha então, let's talk about: Blindness que é dirigido pelo Fernando Meirelles (brazuca) e tem atores de peso como Juliane Moore e Danny Glover. O Filme tem nota 7.0 no IMDB (achei meio injusto já q não teria como esse filme ser ruim) e é baseado (no bom sentido), no livro do José Saramago. Bom, primeiro vou dar minha opinião e depoois vou falar mais do filme, pra mim Saramago é fodástico e digo isso não pelo livro "Ensaios sobre a cegueira", que deu origem a esse filme mas por um outro que é menos conhecido e, na minha opinião até um pouco menosprezado que se chama "o Evangelho Segundo Jesus Cristo" (me lembrem de falar desse livro algum dia). Pelo que eu notei (ainda não terminei de ler o livro), Meirelles foi o bastante fiel a história, mas eu ainda digo que o melhor a se fazer quando você vê um filme baseado num livro e gosta dele é ler o livro, nossa imaginação é muito melhor que qualquer diretor, por melhor que o cara seja. E tenho certeza que esse é o caso, qualquer obra do Saramago é pesada não só pelo conteúdo ou pelo modo de escrever dele (dicionário a mão sempre), mas também porque tem uma densidade que poucos autores conseguem dar a um livro e , esse livro, em específico, é quase como uma analise da humanidade e da tênue linha que nos separa dos demais animais.
Agora vou falar um pouco da história. O filme trata de uma epidemia a "cegueira branca" (mais parêntese para falar que essa doença me parece, e o filme da a entender isso, que essa cegueira é mais como um ofuscamento que como uma cegueira em si, notem bem o diálogo do oftalmologista qdo ele comenta com a esposa sobre o primeiro caso, logo nos primeiros minutos do filme), essa doença começou literalmente "do nada" em um homem que estava parado num sinal de transito e de repente se viu "como que nadando num mar de leite". A esposa do oftalmologista meio que saca a natureza da doença logo de cara e, na minha opinião por ela ser uma pessoa tão consciente de seu papel no mundo e na sua prórpia vida, ela não é afetada, muito pelo contrario é a unica que mantem a visão e vê toda a civilização se desmoronando e tenta, a todo custo, sobreviver, mas mais que isso ela se esforça para manter um pouco de dignidade e humanidade não apenas nela mesma mas em todos os que ela ajuda. Recomendo muito, principalmente para quem não curte ler, mas peço que você não se deixe abater pelo desenrolar meio lento e preste muita atenção no que o diretor quer passar, principalmente através da relação entre o oftalmologista e a esposa. Segue o Trailler para você ficar com agua na boca:
Bjos.
2 comentários:
Eu li o livro antes do filme, recomendo a todos. Posso dizer que foi o melhor livro que já li. O filme é MUITO fiel à obra, Saramago até chorou no final e elogiou Fernando Meirelles por seu ótimo trabalho.
Realmente, é um dos livros que mais gostei de ler, e que com certeza lerei novamente qualquer dia desses. O filme eu gostei, mas tento evitar comparar "livro" com "filme" porque na verdade o filme é BASEADO no livro, e não o livro em imagens. Mas voltando, gostei de como o Meireles transpôs o mundo do Saramago pra telona. Só achei "ruim" o final que ficou muito corrido.
Postar um comentário